Search

09 janeiro 2012

Tutorial: Criando uma Fanfic Pokémon!

Um Tutorial de primeira! Vou ensinar a vocês como se faz uma fanfic pokémon (Já que sou eu mesmo que posto as fanfics).

Opinião Intermediária de escritor de Fanfics
Iniciante eu não sou e profissional também não. Essa é uma opinião intermediária de escrever fanfics. Coisa que eu aprendi com o tempo, eu vim trazer trazer para vocês.

Clique em Mais informações>> para ver o tutorial.

1° passo: A História - 

Antes de tudo vc tem que escolher uma história, escrita no papel ou na cabeça mesmo. Primeiro, identifique que tipo de história é: 

Básica - Pokémons e treinadores atrás de insígnias. 

Diferente, mas não avançada - Coordenadores e pokémons atrás de fitas/medalhas ou a vida de líderes de ginásio, algo único, que não se vê por aí todo o dia. 

Outros - Quando o assunto não está ligado a competições de pokémon. 

Baseada em outra história- Quando a sua História é baseada em outra história, já existente, é claro, onde os personagens já existem, mas você pode colocar mais alguns no meio da história, só para deixar do seu jeito.

Depois disso, deverá pensar: Fakemons: Sim? Não?. 

O Nome da Região onde os personagens habitam (ou viajam). 

Um nome para a liga e para os campeonatos que estão pelo caminho 

e um nome, que seja chamativo para a sua fanfic. 

Dica: Muitos preferem usar palavras em inglês, que chamam mais a atenção e e estão em maior resultados em sites de busca. Agora, poderá ir para o 2° passo. Sugiro que anote tudo em um papel. De preferência, em uma folha de caderno que não foi usada ainda.

2° passo: A Escolha de personagens-  

Um passo muito importante. Você deve escolher os personagens que lhe agrada e de acordo com a sua história. Primeiro, vc deve escolher os protagonistas e ao longo dos capítulos vai escolhendo os antagonistas e rivais que encontra durante a viagem. 

Se no seu caso é fitas,enfrentará muito mais rivais do que com os que estão atrás de Insígnias (A não ser os treinadores que estão espalhados pelas rotas e tal).

Fichas de personagens: Mínima possível. De preferência só falando um pouco sobre o treinador e o Pokémon inicial que ele recebeu ou algo do tipo. Faça um pequeno texto com essas informações, com no mínimo 5 linhas para cada personagem.

Mas atenção: Não se atenha a fichas de personagens e não revele pokémons que não foram capturados ou que evoluíram (Eu já cometi esse erro). 

3° passo: Pokémons Iniciais- 

Uma coisa muito interessante são os pokémons iniciais! Eles mudam de região para região. O Mais interessante de tudo é que se vc decidiu fazer uma fanfic de treinadores ou coordenadores que vão receber o seu pokémon inicial, eles podem ser outros. Podem ser qualquer pokémon (Até mesmo lendários, mas teria que ter toda uma história antes da captura deles), podem ser fakemons e podem ser, pokémons totalmente evoluídos, por que não? Se vc decidiu fazer uma fanfic de uma região já existente, prefira os iniciais que existem na região. Só troque eles se a sua fanfic se passar em outro tempo, no passado ou no futuro.

Tente fazer uma linha de pokémons com vantagens e desvantagens uns dos outros, como por exemplo: Grama, Fogo e Água. Grama perde para fogo, mas vence de água. Fogo ganha de grama mas perde para a água. Água ganha de Fogo, mas perde para grama. Outros tipos de iniciais que também fazem uma "roda" de vantagens e desvantagens, são os tipos Psíquico, Noturno e Lutador.

E mais: O seu rival principal sempre terá um pokémon inicial com vantagem ao seu. A menina, em geral, ou a Rival Menina (Como Bianca), terá a desvantagem.

Mas Atenção: Pokémons iniciais nunca estão sempre em um nível baixo (A não ser que vc esteja enfrentando uma guerra). Se a história se passa depois de um certo tempo, e que vc já tenha escrito um a introdução sobre esse "tempo", o seu inicial pode ter um nível mais elevado, mas prefira não passar do nível 35. 

4° Palavras (O que fazer e o que não fazer)-

Quando estiver escrevendo, nem que seja uma pequena introdução, deve notar os seguintes fatores:

  • O Português deve ser excelente. Ou pelo menos que dê para entender 90% da fanfic.

  • Prefira escrever o nome do personagem que fala e diferenciar esse nome da fala.EX:
Black: Bom dia, White! Como vai?
Black: Bom dia, White! Como vai?
Black: Bom dia, White! Como vai?

Black ficou destacado (Principalmente com o negrito). Isso faz com que o leitor não se perca e não se confunda na hora de ler. Mas atenção: Apenas itálico chama pouca atenção. Tente não usar somente o itálico.Prefira usar negrito junto de itálico, então.

  • Gírias? 
Depende da sua fanfic. Use gírias para personagens mais jovens e que sejam mais extravagantes (Como o Harley) ou que sejam mais estilo rebelde. 

Se sua fanfic se passa no passado, não use gírias, de jeito nenhum.

  • Palavras de acordo com a personalidade:
Vc deve saber que as palavras das pessoas mudam de acordo com a personalidade ou com o comportamento. Veja a ficha abaixo:

Personagem:                     Palavras adequadas:

Menina ou pessoa meiga >  Use palavras doces e educadas, com um toque leve e agradável.
Apaixonados                  >  Use palavras doces que geralmente se refira a quem ela esteja amando.
Que se irrita fácil            >  Esteja controlando quando ele fica com raiva. Toda vez que acontecer, use palavras agressivas (Menos palavrões) e que humilhem ou magoem o outro. Quando ele estiver normal, aconselho que use palavras de impacto normal, que não sejam nem doces e nem um sermão.
Normal                         > Como eu expliquei acima. Dependendo da situação, o personagem pode trocar para palavras doces e meigas ou para palavras mais impactantes.
Rivalidade                    > tente usar palavras que provem que um é melhor que o outro. Isso vale em qualquer tipo de batalha pokémon.

Atenção: É claro que nem sempre isso vai acontecer assim, porque as pessoas (E os personagens) são diferentes, mas tente pelo menos transmitir a emoção que ele está sentindo pelas palavras que ele diz ou pela narrativa mesmo. O uso correto dessas palavras pode resultar em uma boa história.

  • Não consegui transmitir uma certa emoção com as palavras em um capítulo. O agora?
Acalme-se. Você não deve editar a história, ou o capítulo. Apenas treine escrevendo textos em um caderno, sobre qualquer assunto. Aprimore o diálogo por escrito e note em você mesmo as emoções e as palavras usadas nesse caso.

Depois disso, mostre a história para alguém. 
Sempre é bom que alguém lhe indique de que jeito ficaria melhor.

Ponha-se no lugar do leitor e escreve tudo aquilo que você gostaria de ler.




5° e último passo - narrativa e enredo-

  • A Narrativa:
Um história que só tem falas e pouco texto narrado fica meio chata. Tente pelo menos iniciar a história com narrativa (e "anteriormente") e usar narrativas em algumas ações e no final do capítulo. 

Prefira usar algumas ações em palavras de personagens, como por exemplo:

May: Olha lá! O Excadrill usou o seu Garra de Metal muito mais forte do que antes!

ou

May: Minha nossa! Que movimento! Ele girou todo o seu corpo para usar o ataque!


Mas tenha sempre em mente que esses personagens que narram geralmente estão fora da batalha, apenas assistindo. Claro, que isso pode mudar. 

Use pouco esse recurso, apenas durante as batalhas. Em outros casos, use a narrativa normal, como se você fosse aquele narrador do anime que sempre fala no início e no final do episódio.


Sempre dê as opiniões dos personagens e do que provavelmente acontecerá no próximo episódio, com perguntas, como por exemplo:

"Quem irá vencer? Ash ou Paul? Somente um deles poderá ir para as semi-finais da Liga Sinnoh! Não percam, tudo isso e muito mais, no próximo capítulo. Continua..."

Treine para usar o máximo possível de narrativa, escrevendo pequenos textos em um caderno.


  • Enredo:
Finalmente comece a escrever a fanfic.Esteja certo de que um enredo pode durar um ou vários episódios. No início, prefira começar com vários episódios relatando o início da jornada, pro exemplo. Depois de um certo tempo, comece a fazer historinhas diárias, que não terão mais continuação.Depois, coloque uma saga de 4 ou 5 capítulos, e assim por diante.

Tente nunca sair do plano do enredo. Continue sempre com aquele que vc já escreveu, até esse arco acabar. Depois disso, aí sim você pode começar outro arco, com outro desfecho.

__________

Bom, galera! A Minha opinião era essa. Escrevam uma boa fanfic. 

Mas não se esqueça: Poste aqui o link para o site onde vc escreveu a sua fanfic de acordo com esse tutorial para eu dar uma olhada. Se possível, torne-se nosso parceiro, lembrando que as vagas para escritor de fanfics aqui no blog está aberta faz um tempinho.

Comente! Dê críticas, sugestões e apoios.

5 comentários:

  1. Me da uma dica ?
    Eu estava pensando em criar uma fanfic na Região de Unova.
    Nesse novo estilo do B2W2,e nos iniciais eu queria fazer como no Anime (oque aconteceu com Ash,ele chegou atrasado e teve que ficar com um Pikachu.) mais em vez de ser com um pikachu,eu queria que fosse com um Zorua.Mais nao sei se ficaria muito bom ... Oque você acha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ficaria bom, mais você também poderia por como se tivesse sido passado pela sua família ou ganhado do líder (chefe) da cidade.
      Espero ter ajudado

      Excluir
  2. Acho que ficaria bom sim. Tenta usar imagens dos ataques dos pokémon e tal. Usa artworks dos personagens ou até mesmo aqueles icons que vai ficar bom! Tenta seguir o estilo de outras fanfics que você conheça e comece a modelar o seu próprio "formato", conforme os capítulos vão sendo postados!
    Eu tenho certeza que se você seguir esse tutorial você vai se dar bem! Eu garanto!

    ResponderExcluir
  3. Kadu eu queria que vc olhasse minha fanfic, o seu tutorial me ajudou em muito, então eu queria q vc olhasse pf.

    http://heroisdeunova.blogspot.com.br/
    olha ai pf e me fala se gostou, pode comentar e dizer

    ResponderExcluir
  4. esse blog foi removido '-' queria ver, mas tudo bem, se alguem quiser tenho fanfic no blog pokemonunovadventures.blogspot.com.br

    ResponderExcluir